Está conhecido o vencedor da primeira edição da Elite Cup com roupagem oficial: OC Barcelos. A formação comandada por Rui Neto impôs-se perante o FC Porto numa partida que teve todos os ingredientes de uma grande final: muitos golos, espetáculo, pavilhão cheio (450 pessoas, metade da lotação do pavilhão, seguindo as regras de segurança em vigor) e muita emoção. 6-3, o resultado final. O OC Barcelos entrou decidido a mostrar ao que vinha e abriu o marcador logo aos 2 minutos por intermédio de Alvarinho. Reinaldo Garcia ainda reduziu para os dragões, mas a 3 minutos do intervalo, Guimarães voltou a colocar os barcelenses na frente do marcador. Vantagem que aumentou logo nos primeiros 5 minutos após regresso dos balneários: golos de Rampulla e Dario Giménez. O resultado só voltou a sofrer alterações perto do fim, com 4 golos em 5 minutos. Carlo Di Benedetto, de livre direto, ainda fez o FC Porto acreditar, mas Giménez respondeu num livre com toque de magia; pormenor sublime do argentino no 5-2. Poucos minutos depois, Alvarinho, de livre, assinou o 6º golo.
A 44 segundos do fim, Di Benedetto marcou para os dragões, mas já sem tempo para mais. O OC Barcelos alcançou o primeiro título na competição, e fez a festa com uma bancada repleta de adeptos que fizeram questão de dizer presente no Pavilhão Cidade de Tomar. Os Óquistas juntam-se, assim, a FC Porto (2), Sporting CP (1) e SL Benfica (1) na lista de vencedores do torneio. O conjunto de Barcelos contou ainda com 3 jogadores no cinco ideal da prova (Conti, Dario Giménez e Rampulla), eleito pelos jornalistas. Gonçalo Alves e Reinaldo García completaram a lista de luxo.
O último dia da Elite Cup arrancou com triunfo da AD Valongo sobre o Sporting de Tomar e assegurou, assim, a 7ª posição; o Sporting CP venceu o clássico frente ao rival Sl Benfica e garantiu o 5º posto; a AJ Viana terminou no 3º lugar do pódio depois de derrotar a UD Oliveirense.
A Elite Cup 2021 termina ao fim de intenso três dias na capital do Hóquei. Desde staff das equipas, treinadores a jogadores, todos teceram rasgados elogios à organização da prova e fizeram votos para que existam mais eventos deste nível, em prol da modalidade. Agora foi a sério!